terça-feira, 21 de agosto de 2007

MINI AULA DE BODYBOARD

Aprender a fazer bodyboard não é assim tão fácil como se pensa.
Quando nos fazemos ao mar é que nos apercebemos como pode ser difícil praticar este desporto.

Primeiro há que aprender o básico: observar o mar, postura na prancha, remar, duck dive e o drop.

O primeiro é o mais importante de todos, sentar na praia 10 minutos a observar a ondulação ou então a observar os outros iniciantes ou bodyboarder’s dá-nos uma grande ajuda para saber onde nos havemos de posicionar na ondulação para apanhar-mos as ondas.

Quanto a postura na prancha, o peito deve estar levantado e o queixo ao nível do bico da prancha. Ao princípio, as dores nas costas são frequentes.

A remada faz-se quase como se estivéssemos a nadar em estilo crawl: braço bem esticado e a puxar para trás o máximo de água que se conseguir.
Já os pés devem estar metidos dentro de água, e bater com eles ritmadamente debaixo de água. Um erro comum é batermos os pés à tona da água, o que nos faz ficarmos no mesmo sítio e cansamo-nos mais rapidamente.

A velocidade é o mais importante no bodyboard.

Dentro de água a primeira coisa a aprender é passar pela rebentação das ondas. Para isso existe uma técnica chamada duck dive que deve ser dominada o mais rapidamente possível, porque senão iremos ter muitos e cansativos confrontos com as ondas (grandes tareias). Por isso, para começar, não nos devemos meter num mar muito agitado, é preferível faze-lo quando estiver mais calmo.

Agora vem a essência do nosso desporto: aprender a dropar a onda. Dominar o drop é muito importante pois é a base de todas as manobras. Para apanhar uma onda, devemo-nos saber posicionar na onda, e remar para apanha-la consoante a sua direcção, esquerda ou direita.
Para virar para a direita ou para a esquerda depende da forma como se agarra a prancha e da direcção da onda. O braço que vai por fora, deve ir mais ou menos esticado, e a mão deve estar posicionada perto do centro da prancha, o que vai dentro, deve ir deitado e a mão a segurar o bico da prancha.
Não nos devemos atirar as ondas como kamikases sob a pena de nos magoarmos seriamente. Embicarmos e enroles são frequentes se não tivermos cuidado.

Manobras!!!!
Existem bastantes, por exemplo: 360º, El Rolo, Tubos, Dropknee entre outros. Mas não deixem que elas vos tirem o sono antes de dominarem bem o drop...

IMPORTANTE: fazer sempre uma sessão de aquecimento antes de entrar para o mar é indispensável. 10 minutos são suficientes, e ajudam a evitar males maiores.

15 comentários:

Unknown disse...

qual seria o bodyboard indicado para iniciantes?

Anónimo disse...

Qual o melhor pé de pato para iniciantes?

leouwn disse...

de ae algumas dicas sobre o spiner

Unknown disse...

o Melhor tipo de Body Board pra iniciantes é o BAT , que serve para qualquer tipo de onda seja elas terais ou não. Existem diversos tipos de Pés-de-pato, não importa se ele vai ser para um iniciante ou não, o que importa é ele te dá um bom drop e uma boa velocidade pra manobras, como a ARS.

@juniinhhosilva disse...

oi queria saber +/-como fazer manobras pois sou iniciante e onde moro ñ conheço ninguem q pratique

Hugovich disse...

Olá sou iniciante no bodyboard e tenho tido dificuldades em apanhar as ondas, ou passam por mim ou rebenntam em cima de mim, algumas dicas, por favor

Rickinho disse...

hugo é só colocar as duas mãos no rail (lateral do body ) e com um joelho no fim do body vc faz pressão com o joelho e com a mão e a outra perna fica esticada.

neoli disse...

eu sou principiante e nao sei como escolher os tamanhos para a prancha
alguem me ajuda sff?

Anónimo disse...

bom blog!!!

Fagawi disse...

Sou iniciante de um dia. A pranhca é muito lisa, por isso gostaria de saber se é preciso aplicar algum produto para garantir a aderência e qual o produto. Posso pintar com anti-derrapante.

Anónimo disse...

Sou novato , ainda so fui duas vezes para o mar , se ouver alguem que tambem seja principiante e que queira um parceiro de treino para a zona de matosinhos diga algo 910102091 cumps Bruno Serra

Anónimo disse...

Sou novato , ainda so fui duas vezes para o mar , se ouver alguem que tambem seja principiante e que queira um parceiro de treino para a zona de matosinhos diga algo 910102091 cumps Bruno Serra

Anónimo disse...

(iniciação) Quero comprar uma prancha mas n sei qual o tamanho ideal ???(tenho 1m 62cm) ,...

BodyDemon disse...

Boas, tu podias era publicar uns videos, do duck dive, das monobras e tal

Quanto aos outros comentarios, é assim não sei se já todos tem resposta mas quem não tiver add msn : s_kuest@hotmail.com

peace boarder's

Unknown disse...

Velho, sempre qis aprender a surfar, aprendi a subir na prancha mais nao passo disso. Fui vítima de assalto e fui baliado, tive qe amputar a perna direito ate acima do joelho, mais ainda tenho minha coxa, enfim estou pesqisando sobre o bodyboard e estou afim de praticar, vi no post mais ou menos como praticar, sei qe precisa de tds os membros mas a função das pernas eh tipo 'dar velocidade.' Chegando onde eu qeria, sera qe essa minha certa limitação do joelho pra baixo impedi com qe eu pratiqe o esport? Vcs qe ja praticam se poderem me ajudar com suas respostas sou grato desde jaá ;) .jah bless!